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acessibilidade

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Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 02/12/2004.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

Leis e decretos sobre acessibilidade:
Imagem de fundo seção portal da transparência
Portal da Transparência Prefeitura de Caracaraí
Selo Atricon
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Imagem Denúncia
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A Ouvidoria é o canal direto de comunicação entre o cidadão e a Administração Pública Municipal — composta pelos órgãos, secretarias e servidores que atuam nos diversos setores do governo local.

Sua principal função é receber, analisar e encaminhar as manifestações da população (como denúncias, reclamações, sugestões, solicitações e elogios) às áreas competentes, promovendo o devido tratamento e apuração dos casos apresentados.

Mais do que um canal de recebimento, a Ouvidoria atua de forma estratégica: com base nas informações trazidas pelos cidadãos, é possível identificar falhas, propor melhorias, sugerir ajustes em processos e serviços públicos, além de apontar possíveis irregularidades na atuação administrativa.

Manifestar-se é exercer a cidadania. É o ato de expressar sentimentos, opiniões, dúvidas ou reivindicações, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas e o fortalecimento da transparência e do controle social.

Sua participação é fundamental para a construção de uma gestão mais eficiente, ética e comprometida com o interesse coletivo.

Para acompanhar o andamento de uma manifestação registrada neste canal, clique aqui.

e-SIC Físico/Ouvidoria Geral do Município

  • Endereço: Praça Centro Cívico, s/n - Centro, Caracaraí-RR
  • Responsável: Rafael Dall'Armelina Ramos
  • E-mail: ouvidoriageral@caracarai.rr.gov.br
  • Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta de 08h às 14h
  • Telefone:

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