Carregando...
Acesso remoto
Siga-nos no
acessibilidade

acessibilidade

Este portal segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 02/12/2004.

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.

Na parte superior do portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.

Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

Caracaraí: Conheça a Cidade Porto

Imagem Aguarde, carregando

Caracaraí: Conheça a Cidade Porto

Caracaraí é conhecida como “Cidade-Porto” por ter o maior movimento fluvial do estado de Roraima. O Aeroporto de Caracaraí possui a quarta maior pista de pouso da Amazônia Ocidental, com 2.500 metros de extensão, concluída pela Comissão de Aeroportos da Amazônia. A navegabilidade de Caracaraí a Manaus pelo baixo rio Branco é maior do que em outros pontos a Norte (ainda que grandes embarcações tenham dificuldades durante as fortes secas).

Cidade Porto
Cidade Porto

As duas maiores e principais estradas federais de Roraima (BR-174 e BR-210 - "Perimetral Norte") cruzam-se no município, sendo que no trecho de 130 km entre a sede municipal e a vila de Novo Paraíso as duas seguem sobrepostas.

BR-174
BR-174

Nas proximidades da cidade é possível observar a famosa Ponte José Vieira de Sales Guerra sobre o rio Branco. Alguns dos principais pontos turísticos da cidade são: Parque Nacional Viruá, Parque Nacional Serra da Mocidade e Cachoeira do Bem Querer.

Baixo Rio Branco
Baixo Rio Branco

Ponte José Vieira de Sales Guerra
Ponte José Vieira de Sales Guerra

Em Caracaraí temos também o Festival Folclórico de Caracaraí que foi criado de forma discreta em 2006, hoje um dos eventos que mais movimenta o município é o festival folclórico. Inspirado no famoso festival do boi de Parintins, o evento mostra a disputa entre duas agremiações: Gavião Caracará, representado nas cores Verde e Branco. A agremiação homenageia a Ave predominante no local. E a Cobra Mariana, nas cores azul e branco, trás em seu enredo a história da Lendária cobra grande que mora nos fundos do Rio Branco. Carafolia oferece o melhor carnaval do estado de Roraima, com apresentações de blocos e rua e muita diversão para os visitantes que vem de todo o estado. 

Festas - Carafolia e Festival Folclórico
Festas - Carafolia e Festival Folclórico

Em Caracaraí temos também o festejo de Nossa Senhora do Livramento que homenageia a padroeira do municio, contando a história de como o vaqueiro Bernardino foi salvo pelas mãos de nossa senhora de um terrível ferimento causado por um touro, quando a cidade servia apenas como Porto de descarga.

Nossa Senhora do Livramento
Nossa Senhora do Livramento

Dados Gerais:

Fundação: 27 de maio de 1955
População: 22.283 (estimativa populacional 2020, IBGE)
Gentílico: Caracaraiense
Padroeira: Nossa Senhora do Livramento

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com nossa Política de Privacidade, ao continuar, você concorda com estas condições.